A crise convulsiva é um evento temporário, onde a vítima sofre uma descarga bio-energética como se fosse um choque.
Esta atividade gera normalmente fortes contrações musculares involuntárias, porém alguns casos podem ocorrer crises com ausência de movimentos a chamada convulsão de ausência.
A crise convulsiva dura em média de 1 a 3 minutos, porém neste período é muito importante que sejam tomados alguns cuidados, principalmente nos casos de crise convulsiva, onde há contrações, nos casos onde o tempo de crise ultrapasse muito os 3 minutos corre o risco desta vítima evoluir para um AVE (Acidente Vascular Encefálico).
Alguns cuidados a seguir;
Afaste os curiosos,
Se possível coloque um pano ou algo embaixo da cabeça da vítima, afim de proteger contra pancadas, senão apoie manualmente com as suas mãos,
Afaste os objetos da vítima,
Afrouxe as vestes,
Se houver secreção ou dificuldade respiratória, lateralize a vítima para que ela não engasgue,
Se possível ministre oxigênio,
Após a crise convulsiva a vítima passará por um período refratário, onde há um relaxamento, as vezes sonolência, deixe-a descansar um pouco,
Algumas vítimas após a crise voltam falando palavras desconexas, isso é normal e vai melhorando com o tempo, também é breve esta confusão.
Não tente imobilizar a vítima, deixe-a apenas afastada de objetos e móveis que possa machucá-la.
Não coloque objetos ou o dedo dentro da boca da vítima, pois devido as contrações esta pode mordê-lo,
foto ilustrativa
Esta vítima deve ser encaminhada ao médico para uma avaliação sobre o ocorrido, exames poderão diagnosticar a origem do problema e até mesmo a necessidade de tratamento medicamentoso para o problema.
fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Convuls%C3%A3o;