domingo, 15 de março de 2015

TEORIA DO FOGO E SEUS COMPONENTES

TEORIA DO FOGO

Desde sempre nós seres humanos, trabalhamos para dominar o fogo, quando adquirimos o domínio de como produzi-lo, tudo mudou ao nosso redor, os alimentos ficaram melhores, os sabores se intensificaram, as doenças decorrentes de vermes e parasitas nas comidas diminuíram, e muitos outros benefícios por conta do domínio deste elemento tão impressionante que é o fogo.
Anteriormente as literaturas que falavam sobre a teoria do fogo e se referiam ao triângulo do fogo para representá-lo, tendo como seus componentes o calor, combustível e o comburente, porém mais adiante vimos que esta teoria poderia ser melhorada, e melhor representada se colocássemos mais um componente neste modelo surgindo assim um quarto elemento que é a reação química em cadeia, Obtivemos então o TETRAEDRO DO FOGO.

Na figura abaixo podemos verificar melhor este nosso novo modelo ilustrativo do fogo.


Este novo modelo nos comprova que se não houver uma reação química em cadeia não há como termos fogo.
É imprescindível que tenhamos total conhecimento dos componentes do fogo para que haja um combate mais efetivo, em caso de incêndio, se utilizando do agente extintor que melhor combata este fogo.

Vamos aos componentes do fogo;

CALOR

Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformação de outra energia,
através de processo físico ou químico.
Pode ser descrito como uma condição da matéria em movimento, isto é, movimentação
ou vibração das moléculas que compõem a matéria. As moléculas estão constantemente em
movimento. Quando um corpo é aquecido, a velocidade das moléculas aumenta e o calor
(demonstrado pela variação da temperatura) também aumenta. 

COMBUSTÍVEL

É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. É o elemento que serve de
campo de propagação ao fogo. 

COMBURENTE

O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Porém há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela. O flúor também é um comburente e seu manuseio é muito perigoso.

REAÇÃO QUÍMICA EM CADEIA

Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo" (o qual, além da reação em cadeia, é composto por outros três elementos básicos para a existência do fogo, quais sejam: o combustível, o comburente e o calor. Neste sentido, a reação em cadeia é uma sequência de reações que ocorrem durante o fogo, produzindo sua própria energia de ativação (o calor) enquanto há comburente e combustível para queimar.


4 comentários: